Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 10 de janeiro de 2009

Coleiro


PARA TER UM COLEIRO:

Você deve pocurar um criatório comercial ou um criador amadorista que possa transferir um coleiro para você. No primeiro caso (criatório comercial), basta encontrar um e adquirir a ave, com sua nota fiscal. No segundo caso (criador amadorista), você deve se cadastrar na internet, no site do Sispass (www.ibama.gov.br/sispass), pagar o boleto com a anuidade, procurar alguém que queira transferir um coleiro e receber (via internet) a documentação do pássaro.

______________________________________...



PARA REPRODUZIR UM COLEIRO:

Os coleiros se reproduzem de Outubro a Maio. Este é o período da natureza em que as aves se reproduzem. Não coloque um macho com uma fêmea na mesma gaiola. Somente deixe que eles compartilhem o mesmo ambiente durante a gala. Depois, separe os dois. Para que as chances de os dois "se aceitarem" sejam maiores, deixe ambos se escutando por um período (o macho escutando a fêmea e vice-versa). Assim, eles vão ficando preparados e incentivados para quando chegar o momento do cruzamento, da "gala".

______________________________________...



PARA FORMAR UM COLEIRO:

Uma técnica de formar um coleiro é colocar um macho "professor" para ele escutar enquanto filhote. Quanto menor a diversidade de espécies que o criador tem, mais fácil fica de o coleiro aprender o canto do "professor". Caso o criador tenha outras espécies há riscos de o coleiro se confundir e misturar seu canto com o de outros pássaros. Nunca deixe o coleiro filhote vendo outros machos; nem o "professor". Ele só deve escutá-lo.

Mas há pessoas que não têm um "professor". Nestes casos, recomeda-se o uso de um CD para ensinar o coleiro. Estes CDs podem ser facilmente encontrados em lojas e sites especializados. O criador deve colocar o CD para o coleiro escutar em um volume moderado (não muito baixo que ele não escute; não muito alto que ele se sinta intimidado pelo CD).

Mesmo alguns mêses depois de aprender o canto do CD é recomendável deixar o CD tocando, pois o coleiro, até certa idade, tem a "cabeça mole", ou seja, pode pegar o canto de outras aves. Só depois de algum tempo é que o CD pode ser abandonado.

______________________________________...



PARA ESQUENTAR UM COLEIRO:

Coleiros podem, no decorrar da vida, parar de cantar. Isso pode acontecer quando eles ficam doentes, quando ficam tristes, quando não são manuseados o suficiente, quando voltam da muda, quando estão com medo, quando viram ou ouviram outro macho que os intimidou, etc.

Há várias dicas para fazer um coleiro voltar a cantar, "esquentar" de novo. Você terá de descobrir o que vai fazer o seu "soltar o canto":

- Banhos de Sol.

- Banheiras com água.

- Lugares abertos, com barulho de natureza.

- Ouvir, à distância, um outro coleiro cantar (ou um CD)

- Ver ou escutar uma fêmea.

- Ficar pendurado em lugares interessantes (de forma que ele possa ver movimento).

Tudo isso coopera para o coleirinho cantar normalmente. CUIDADO para não cobrar que seu coleiro cante o ano inteiro. É quase consenso de que os coleiros só cantam de Setembro a Abril. Não force o seu bichinho a cantar entre Maio e Agosto, isso pode prejudicar a saúde dele e até fazer com que ele nem cante nos mêses em que deveria cantar. E nunca se esqueça: DÊ TEMPO AO TEMPO.

______________________________________...



PARA TORNEIOS DE COLEIRO:

Em primeiro lugar é necessário destacar que nem todo coleiro é de torneio. Isso deve ficar claro desde o início. Os coleiros de torneio são pássaros de fibra (que não se intimidam com outros machos). Então, o primeiro passo para ter um coleiro de torneio é saber se ele é, de fato, um pássaro de torneio.

Para preparar o coleiro, vamos listar algumas das dicas dadas pelos passarinheiros que freqüentam os torneios Brasil afora. Vale lembrar que as dicas são diferentes porque os pássaros de cada um são diferentes também.

- Há quem prepare o coleiro com uma parelha (ver no canal "Dicionário" o que é parelha). Estes criadores colocam o pássaro escutando um outro coleiro de longe, assim, ele vai se sentir confiante para soltar seu canto e demarcar seu território.

- Há quem não tenha um segundo coleiro para fazer a parelha. Nestes casos, os criadores acabam recorrendo mesmo ao CD. Coloque o CD para fazer a "parelha" com o coleiro, para que ele se acostume a cantar em desafio a um outro.

- Há quem prepare o coleirinho para os torneios com uma fêmea. Deixam o coleiro vendo a fêmea nos períodos anteriores ao torneio para que ele fique bastante agitado, cantando bastante. O risco que se corre é de que o coleiro fique "enfemeado", ou seja, dependente de uma fêmea para cantar (e na roda não tem fêmea para ele se exibir, e sim outros machos desafiando ele!).

- Há criadores que rejeitam o uso de parelha, de CD ou de fêmea para incentivar o coleirinho. Afirmam que coleiro bom canta sozinho e não precisa de recursos para cantar.

- Há quem coloque vários poleiros na gaiola de torneio, para "travar" a gaiola. Assim, o coleiro tem menos espaço para voar e fica mais concentrado em sua cantoria.

- É consenso entre os criadores que coleiros de fibra devem estar sempre sendo mudados de prego, para acostumarem-se a cantar no mais diversos locais. Um coleiro que fica sempre no mesmo prego fica assustado quando chega na roda.

11 comentários:

  1. eu queria saber como verificar se o coleiro do meu primo (que ainda nao teve muda)é macho ou femea queria saber a resposta pessoal obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o Na Mao e Assopre o Pescoço Dele Se Arrepiar e Macho se Fikar Liso Dos Dois LAdos e Femea

      Excluir
  2. po tenho um coleiro to em duvida se ele e macho ou femea ele e pardo e nao comsigo saber

    ResponderExcluir
  3. se o coleiro tiver o rabo em pé e macho
    caido é femea

    ResponderExcluir
  4. O meu coleiro esta tendo ataque de epilepsia! Ele de repente cai e fica se batendo e com o pescoço torto. Me ajude

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o meu é femea ou macho : https://www.youtube.com/watch?v=4-H8_kDQNOU

    ResponderExcluir
  6. eu tenho 3 pardo de coleiro e os três canta muito o cd tui tui zeo zeo fica ligado dia e noite . alguém tem uma base de quanto tempo ele tem que ficar no cd???

    ResponderExcluir
  7. eu tenho 3 pardo de coleiro e os três canta muito o cd tui tui zeo zeo fica ligado dia e noite . alguém tem uma base de quanto tempo ele tem que ficar no cd???

    ResponderExcluir
  8. Peguei meu coleiro hontem na mão hoje ele deu ums canto mas ficou arisco guando ele deve vouta o normal ele é pardo com uma golinha mas canta muito na mão e pra outros

    ResponderExcluir
  9. Boom diia Galera Alguém poder mim Ajudar eu to com papa capim ele entra na roda bem depois começa a filhota não sei o quer faço mais

    ResponderExcluir